Líder do BCP pede "acordo de regime" para redução da dívida pública
Questionado sobre o Orçamento do Estado na conferência de imprensa de apresentação de resultados, nos primeiros nove meses do ano, o presidente executivo do Banco Comercial Português pediu aos partidos um "acordo de regime" no que à dívida pública diz respeito.
PUB
"É pena não haver um acordo de regime no sentido de haver um calendário acordado para a redução do nível de dívida pública face ao produto interno bruto (PIB)", assinalou Nuno Amado esta segunda-feira, 13 de Novembro.
PUB
O líder do BCP acredita que a diminuição desse indicador está efectivamente a acontecer, mas ainda não garante o nível de segurança adequado nem assegura o acesso aos mercados numa situação em que o Banco Central Europeu não esteja a adquirir obrigações.
PUB
Segundo Nuno Amado, faria sentido elaborar um calendário em qualquer legislatura, que defina o nível de redução do indicador por cada ano. "Era importante objectivos por legislatura, independentemente das políticas para lá chegar", disse.
PUB
Portugal continua a apresentar um dos rácios de dívida pública mais elevados da União Europeia, em Junho, de 132,4% do PIB.
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento do Estado Banco Comercial Português Banco Central Europeu Nuno Amado BCPMais lidas
O Negócios recomenda