BCE tem 22% da dívida portuguesa
Mais de 20% das Obrigações do Tesouro portuguesas está nas mãos do Banco Central Europeu (BCE), de acordo com os números de 2012, publicados esta quinta-feira.
O BCE terminou o ano com 22,8 mil milhões de euros de dívida portuguesa, com uma maturidade média de 3,9 anos. Este valor corresponde a 21,9% do montante total das obrigações do Tesouro no final do ano passado, que ascendeu a 103,94 mil milhões de euros, de acordo com os dados do IGCP.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo BCE no site da autoridade e referem-se ao rograma de compra de obrigações, conhecido como SMP - programa de compra de dívida.
O banco central revelou assim que detém 218 mil milhões de euros em obrigações de cinco estados-membros. Irlanda, Grécia, Espanha, Itália e Portugal são os países em causa.
O país que absorveu maior montante foi Itália, com o BCE a deter 102,8 mil milhões de euros de dívida, seguido de Espanha, com 44,3 mil milhões de euros, Grécia, com 33,9 mil milhões de euros, Portugal e no final Irlanda (14,2 mil milhões de euros).
(Correcção: Inicialmente era refirido o programa OMT - Transacções Monetárias Definitivas - do BCE, quando se trata do SMP - programa de compra de dívida)
Mais lidas