pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Valor das obras públicas dispara 76% com fim do prazo da execução do PRR

O contrato de 1,6 mil milhões de euros para a construção da Linha de Alta Velocidade entre Porto e Oiã é o principal motivo para a subida do valor das obras públicas.

Alta Velocidade foi o que mais pesou no valor dos contratos públicos.
Alta Velocidade foi o que mais pesou no valor dos contratos públicos. Miguel Baltazar
17 de Dezembro de 2025 às 10:53

O valor dos contratos de obras públicas, registados no Portal Base, fixou-se em 6,89 mil milhões de euros até outubro, um salto de 76% face aos 3,9 mil milhões registados em igual período de 2024, noticia o esta quarta-feira.

A celebração de contratos a executar acelerou a um ano de terminar o prazo de execução do Plano de Recuperação e Resiliência, ainda que impactado pela falta de mão de obra nas construtoras. Ao jornal, o presidente da AICCOPN adianta que o cumprimento dos prazos também "exige procedimentos contratuais menos burocráticos, decisões administrativas mais céleres e cronogramas realistas definidos pelas entidades públicas".

A impactar o valor, segundo Reis Campos, está o contrato da Linha da Alta Velocidade entre Porto e Oiá, cujo valor foi de 1.661 milhões de euros. "Este contrato, pela sua dimensão excecional, teve um impacto determinante na variação total. Sem este contrato, a variação estimada do montante dos que foram celebrados teria ficado em torno de 34%, refletindo um crescimento, ainda assim, significativo", justifica.

A alavancar a execução estiveram projetos nas áreas de habitação, mobilidade sustentável, reabilitação de edifícios e de eficiência energética

Ver comentários
Publicidade
C•Studio