Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Subida do salário mínimo garante aumento a 100 mil funcionários públicos

O aumento previsto do salário mínimo terá impacto positivo nos salários de 100 mil funcionários públicos, detalhou João Leão na apresentação do Orçamento do Estado para 2021.

João Cortesão
David Santiago dsantiago@negocios.pt 13 de Outubro de 2020 às 12:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Será um universo em torno dos 100 mil funcionários públicos a beneficiar de aumentos por via da subida do salário mínimo, adiantou o ministro das Finanças na apresentação feita esta manhã da proposta de Orçamento do Estado para 2021.

João Leão considera "importante continuar a reforçar o salário mínimo", defendendo que isso "dá confiança, dá expectativas e estimula a procura". Para 2021, o Governo sugere uma subida de 23,75 euros do salário mínimo, mantendo ainda a intenção de concluir a legislatura com um salário mínimo de 750 euros.

No entanto, o Executivo socialista não pretende aumentar os salários da função pública, admitindo somente promover uma atualização em função dos ajustamentos que decorrem do próprio reforço do salário mínimo.

Assim, o aumento "bastante significativo do salário mínimo, segundo palavras do ministro das Finanças, vai permitir aumentar o salário de 100 mil funcionários públicos.

Já quanto ao bolo total da massa salarial da administração pública, João Leão explicou que em 2021 haverá um aumento de 3% face a 2020, o equivalente a 700 milhões de euros. Aqueles 3% decorrem de um aumento de 2% do salário médio, enquanto 1,1% dizem respeito ao aumento do número de funcionários do Estado.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias