pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cresap quer controlar contratação de dirigentes nas autarquias

João Bilhim defende que há uma lacuna da lei e que as autarquias e regiões autónomas também deviam ser obrigadas a submeter os seus novos dirigentes ao crivo dos especialistas da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública.

Miguel Baltazar/Negócios
04 de Junho de 2014 às 09:23

Em declarações hoje ao jornal Público, o presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap), João Bilhim, diz que está a avaliar a possibilidade de obrigar as administrações local e regional a, tal como acontece na administração central, fazerem passar as novas contratações de dirigentes pelo crivo da comissão.

Desta forma, sustenta o responsável, seria possível acabar com a actual situação de "um Estado a duas velocidades".

De acordo com o balanço feito ao Público, a Cresap, que tomou posse há dois anos, já concluiu 196 concursos para dirigentes de organismos públicos e avaliou 446 nomes para gestores de empresas e de outros organismos, como é o caso dos agrupamentos na saúde.

Já os municípios e Regiões Autónomas não submeterem até agora um único nome, algo que Bilhim explica como sendo resultante de uma lacuna da lei que não é ultrapassada por "falta de vontade política".  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio