Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Médicos de família são os que estão mais perto da reforma

Até Setembro saíram 617 médicos do SNS e no final do ano 500 estarão em condições de sair. O Ministério da Saúde conta com a entrada dos médicos em internato para o sistema.

Ricardo Castelo/Negócios
Marta Moitinho Oliveira martaoliveira@negocios.pt 10 de Novembro de 2017 às 19:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Há mais médicos de família perto da idade de reforma do que noutras especialidades. A proximidade da idade de aposentação dos médicos é uma das preocupações do Ministério da Saúde que espera colmatar o problema com a entrada no sistema dos médicos que actualmente estão em internato.

"A comparação do potencial de aposentações nos médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar é superior ao potencial de aposentações nos médicos das especialidades hospitalares", diz uma nota explicativa do Ministério da Saúde enviada para o Parlamento. "A título meramente exemplificativo, refira-se que, com 61 anos, existem no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 2017, 408 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar e 439 no conjunto das especialidades hospitalares", justifica a mesma nota que servirá de apoio à apresentação do Orçamento do Estado para 2018 do ministro Adalberto Campos Fernandes na próxima segunda-feira de manhã.

Isto significa que o número de médicos de família que se encontra perto da idade da reforma é praticamente o mesmo número do conjunto de médicos de outras especialidades que se encontram perto da reforma.

Para resolver este problema, o Governo espera que os médicos em regime de internato passem a internos. "No grupo profissional dos médicos observa-se uma distribuição mais assimétrica com um número significativo de médicos em condições potenciais de aposentação."

Esta é uma "situação mais evidente no curto prazo, que poderá ser compensada pela entrada de novos médicos no sistema", explica o Ministério da Saúde que ao mesmo tempo aumentou em 4,8% o número de médicos este ano no SNS.

"Até ao final do mês de Setembro de 2017 aposentaram-se 617 profissionais, o que constitui um valor ligeiramente inferior ao ocorrido no mesmo período do ano anterior (635 profissionais aposentados), pelo que se prevê que no final do ano possa situar-se na ordem dos 800 a 1000 profissionais. No que respeita aos médicos, prevê-se que no final de 2017 existem cerca de 500 em condições de se aposentarem."
Ver comentários
Saber mais médicos Orçamento do Estado saúde Adalberto Campos Fernandes
Mais lidas
Outras Notícias