Função Pública Sofia Portela passa de vogal a presidente da ADSE

Sofia Portela passa de vogal a presidente da ADSE

Sofia Portela, que era vogal da ADSE, vai substituir Carlos Liberato Baptista na presidência do Instituto Público. A nomeação foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Sofia Portela passa de vogal a presidente da ADSE
Miguel Baltazar/Negócios

Sofia Portela, que era até aqui vogal da ADSE, vai ser a nova presidente do instituto público. Substitui Carlos Liberato Baptista, que está a ser investigado por suspeitas de corrupção.


A nomeação foi aprovada esta quinta-feira, 12 de Julho, em Conselho de Ministros, dois meses depois de Carlos Liberato Baptista ter pedido a renúncia, na sequência de uma reportagem da TVI.

A avaliar pelo comunicado do Conselho de Ministros, Sofia Portela ficará à frente do instituto público até 2020.

Explica o comunicado que o Governo nomeou Sofia Maria Lopes Portela para o cargo de presidente do conselho directivo do Instituto de Protecção e Assistência na Doença" em virtude da renúncia ao cargo efectuada pelo actual presidente e para completar o mandato em curso que termina em 16 de Março de 2020.

Licenciada em gestão e doutorada em métodos quantitativos aplicados, Sofia Portela é também professora universitária. No início da sua carreira foi consultora e passou pela Sonae.com, de acordo com a biografia publicada em Diário da República.

Eugénio Rosa é o vogal eleito pelo Conselho de Supervisão, mas falta nomear o segundo vogal. A reunião que estava marcada para esta tarde com os representantes dos sindicatos, dos aposentados e dos beneficiários, terá sido adiada por causa do calendário de nomeações.

Notícia corrigida às 17:01 para a correcção de uma gralha no penúltimo parágrafo.

 




pub