Mais 319 milhões para projetos após reprogramação das agendas mobilizadoras do PRR
São mais 319 milhões de euros disponíveis para projetos após a conclusão da reprogramação das Agendas Mobilizadoras e das Agendas Verdes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), elevando o total do investimento para 7,3 mil milhões de euros.
O processo de reprogramação conduzido pelo IAPMEI resulta da análise de 37 pedidos apresentados pelos consórcios das agendas mobilizadoras. Segundo esta entidade, com a reprogramação, existe "um acréscimo de 203 novos produtos e serviços", que se somam aos 1.060 já previstos.
PUB
Estima-se que estes projetos criem 18 mil novos postos de trabalho, dos quais 11 mil altamente qualificados.
Segundo um comunicado do Ministério da Economia e da Coesão Territorial, as áreas que mais vão beneficiar com o acréscimo de verbas disponíveis são a aeronáutica e espaço, tecnologias da informação e comunicação, transportes, mobilidade e logística.
"As agendas mobilizadoras são um excelente veículo para uma aliança entre as empresas e o sistema científico e tecnológico, que permite acelerar a inovação produtiva e a reindustrialização sustentável", sublinha em comunicado o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida. "Com esta reprogramação garante-se a execução das agendas, apostando em setores estratégicos que contribuirão para impulsionar o crescimento económico de Portugal", acrescenta.
PUB
A reprogramação destes fundos do PRR está a ser apontada como um compromisso com a execução das verbas e na melhoria do tecido empresarial português.
Mais lidas
O Negócios recomenda