Abril é mês de impostos

O mês de Abril traz consigo o primeiro período para o pagamento do IMI, este ano sem a cláusula de salvaguarda. E é também o mês para entregar, via internet, a declaração do IRS para quem trabalha por conta de outrem e pensionistas.
Bruno Simão/Negócios
01 de Abril de 2015 às 08:01

O mês de Abril é sinónimo de impostos. É o mês em que o IMI (imposto municipal sobre imóveis) tem de ser pago, quer seja a prestação única quer seja a primeira prestação para quem tem um valor a pagar acima de 250 euros.

PUB

 

Este ano a novidade no IMI é a da inexistência da cláusula de salvaguarda, regra que vigorou desde 2011 e que impedia que o aumento do imposto fosse superior a 75 euros. A cláusula deixou de existir, pelo que os proprietários já anteciparam algumas subidas no imposto a pagar.

PUB

 

Para quem paga até 250 euros tem de fazer numa única prestação, durante o mês de Abril. Para quem tem um IMI entre 250 e 500 euros pode fazê-lo em duas prestações (Abril e Novembro) e acima dos 500 euros são três as tranches de pagamento (Abril, Julho e Novembro).

PUB

 

É ainda em Abril que os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas têm de entregar a declaração de IRS via internet, caso não o tenham feito em papel durante o mês de Março. É a última oportunidade para não pagarem multa. Segundo o Correio da Manhã foram 420.774 contribuintes que fizeram a entrega da declaração em papel, um número que tem vindo a diminuir.

PUB

 

Esta quarta-feira, 1 de Abril, começa a entrega via internet. Os trabalhadores independentes têm o mês de Maio para o fazer. De acordo com o Correio da Manhã o Governo pretende acelerar os reembolsos do IRS, promovendo um prazo de 20 dias. 

PUB

 

A declaração do IRS é referente ao ano de 2014, pelo que ainda não tem em vigor as regras da reforma do IRS. Continuam a ser dedutíveis as despesas de saúde, seguros de saúde, educação, encargos com habitação, lares, PPR, de forma autónoma.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Abril impostos irs imi
Pub
Pub
Pub