Governo mantém desconto no ISP apesar da descida do preço dos combustíveis
O Governo não vai atualizar os valores do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) apesar de ser esperada a redução do preço dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina.
PUB
A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças, que justifica com as "circunstâncias de incerteza da evolução da conjuntura bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu", refere o gabinete de João Leão.
A partir de segunda-feira era esperada "uma queda nos preços dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina", explica a nota do Governo, sendo que "tal deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina, de acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias". Mas essa atualização não vai acontecer por decisão do Executivo.
PUB
AUTOvoucher já devolveu mais de 49 milhões de eurosA par do ajustamento do ISP, o Governo mantém a devolução de parte do gasto mensal através do AUTOvoucher, tendo aumentado o valor de 5 para 20 euros por consumidor durante o mês de março. Desde que a medida foi lançada, em novembro, já foram reembolsados 49,5 milhões de euros, sendo que se verificou uma corrida na adesão a este mecanismo desde que foi reforçado o valor no dia 4.
Desse dia até esta sexta-feira, já foram devolvidos 22,7 milhões de euros, com mais de 819 adesões, para um total de 2,4 milhões de consumidores registados.
PUB
(Notícia atualizada às 18:50)
Saber mais sobre...
Saber mais ISP Governo Imposto Produtos Petrolíferos economia negócios e finanças macroeconomiaA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda