Ronaldo terá desviado 150 milhões de euros ao Fisco
As investigações das autoridades fiscais começaram há exactamente um ano. E hoje, através de uma fuga de documentos noticiada por um conjunto de jornais de vários países, entre os quais o Expresso, sabe-se que Cristiano Ronaldo terá ocultado ao Fisco espanhol rendimentos que ascendem a 150 milhões de euros.
PUB
Os documentos da plataforma Football Leaks foram obtidos pela revista alemã Der Spiegel, que decidiu partilhá-los com um consórcio de jornalismo de investigação (European Investigative Collaborations) composto por mais de uma dezena de jornais. E o que dizem estes documentos? No que toca a Cristiano Ronaldo, revelam que este terá utilizado de forma sistemática empresas sedeadas em offschores para esconder rendimentos relativos a direitos de imagem que terá recebido entre 2009 e 2014. Segundo detalham o semanário Expresso e o jornal espanhol El Mundo, Ronaldo terá recebido 74,8 milhões de euros pela venda dos seus direitos de imagem entre 2009 e 2014. A este valor, somar-se-iam ainda mais 75 milhões de euros que o jogador português terá recebido adiantado pelos seus direitos de imagem até 2020.
O inquérito das autoridades espanholas ainda decorre, mas a Gestifute, do agente Jorge Mendes, que representa os interesses de Ronaldo, fez saber, logo na quinta-feira, numa declaração pública, que o jogador tem as suas obrigações fiscais em dia. Alegadamente, terá sido esta empresa de Jorge Mendes a montar todo o esquema de fraude fiscal, que terá beneficiado também o treinador José Mourinho, além de pelo menos outros três jogadores deste empresário, noticia o jornal El Mundo.
PUB
José Mourinho, segundo o jornal espanhol, terá beneficiado de um esquema idêntico, montado igualmente pelo seu agente Mendes. Porém, a investigação à situação tributária do treinador português começou mais cedo, logo em 2014, tendo sido entretanto concluída, com Mourinho a regularizar a situação através do pagamento de uma multa milionária.
Todas estas informações são negadas pela sociedade de Jorge Mendes. Na mesma declaração, enviada à Agência Lusa, a Gestifute sublinhava que Cristiano Ronaldo e José Mourinho nunca estiveram envolvidos em qualquer processo judicial relativo à prática de qualquer delito fiscal e ameaçava que qualquer insinuação ou acusação dessa natureza em relação a ambos será denunciada e perseguida nos tribunais.
PUB
Ainda este sábado, adianta a agência Lusa, a Gestifute apresentou um certificado da Agência Estatal da Administração Tributária de Espanha, datado de 28 de novembro de 2016, a comprovar que o atual treinador do Manchester United tem as suas obrigações fiscais com o Estado espanhol em dia.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda