Simulador: quanto vai custar mais o selo do carro
A proposta de OE para o próximo ano consagra aumentos tanto no Imposto Sobre Veículos (ISV), pago sempre que se adquire um carro novo, como no Imposto Único Automóvel (IUC), o chamado selo do carro, pago anualmente no mês de aniversário da matrícula.
PUB
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) fez as contas e criou simuladores onde os automobilistas podem verificar as alterações e saberem o que vão pagar a partir de 2017, comparando com os valores actuais.
PUB
As taxas do ISV deverão subir 3% no próximo ano, à semelhança do que aconteceu já em 2016. A subida é generalizada para os ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e motos e, em termos de emissões, tanto os carros mais poluentes como os menos poluentes vão ter o imposto agravado.
PUB
Já o IUC irá ter um crescimento médio de 0,8%, podendo atingir os 6,5% ou os 8,8% para o caso de veículos mais poluidores. A subida fica acima da que se registou no Orçamento do Estado para 2016, onde o aumento foi de 0,5%.
PUB
Refira-se ainda que os carros novos, comprados a partir de 1 de Janeiro de 2017, terão também de contar com taxas adicionais no IUC. Se a viatura emitir entre 180 e 250 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, é preciso pagar 38,08 euros. Acima disso, o valor passa para os 65,24 euros.
PUB
Para consultar os simuladores da ANECRA siga os seguintes links:
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Imposto Sobre Veículos Imposto Único Automóvel Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel ANECRA Orçamento do Estado economia negócios e finançasQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda