Novas tabelas de IRS. Veja aqui as simulações de quanto poderá receber a mais
A consultora PwC fez simulações para o Negócios que mostram o rendimento líquido em 2025. Confira, nos exemplos abaixo, que contemplam vários níveis de rendimento, o cenário que melhor se ajusta à sua realidade.
As novas tabelas de retenção na fonte de IRS já foram publicadas. Isto significa que os trabalhadores vão sentir ajustes nos salários de agosto e setembro – meses nos quais haverá também o pagamento de retroativos desde o início do ano – e que a partir de outubro as tabelas intercalares já ficam regularizadas. E apesar de o salário subir no verão, a fatura chega em 2026.
A reformulação da tabela refletiu a redução das taxas de IRS do 1.º ao 3.º escalão de 0,5 pontos percentuais face às taxas anteriores; de 0,6 pontos do 4.º ao 6.º escalão; e de 0,4 pontos do 7.º ao 8.º. Mas que impacto tem esta redução nas contas ao final do mês?
A consultora PwC fez simulações para o Negócios que mostram a variação no rendimento líquido em 2025. Confira, nos exemplos abaixo, que contemplam vários níveis de rendimento, o cenário que melhor se ajusta à sua realidade e quanto vai reter a menos nos próximos meses.
Arraste a barra "scroll" para visualizar a tabela

Confira também como poderá ser a sua fatura fiscal em 2026, quando o Fisco fizer a liquidação do imposto, referente aos rendimentos de 2025.



Mais lidas