pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Salário líquido das famílias sem filhos não mexe

Os trabalhadores dependentes sem filhos a cargo vão continuar a descontar mensalmente o mesmo IRS que até aqui. As taxas de retenção na fonte mensais não se alteram para a maioria.

famílias pessoas consumidores crianças
famílias pessoas consumidores crianças Bruno Simão/Negócios
12 de Janeiro de 2015 às 14:42

O Governo resolveu manter inalteradas as taxas de retenção na fonte de IRS para os trabalhadores dependentes que não têm filhos a cargo. Aumentos de salário líquido só estão mesmo destinados a quem tem dependentes.

De acordo com as tabelas de retenção na fonte de IRS, divulgadas esta segunda-feira em Diário da República, os trabalhadores dependentes sem filhos a cargo não sofrem qualquer alívio fiscal este ano, por conta do IRS a pagar em 2015. Mensalmente continuarão a ser sujeitos às mesmas taxas de retenção de IRS que até aqui, pelo que o seu salário mensal não sofre qualquer alívio.

A única descida, embora marginal, está reservada a quem ganha entre 585 e 607 euros e seja solteiro ou casado, e o cônjuge também aufira rendimentos. Nestes casos deixarão de fazer retenção na fonte, em vez de reterem os 1% que estiveram em vigor no ano passado. 

As tabelas de retenção na fonte de IRS, destinadas a pensionistas e trabalhadores dependentes, ditam a percentagem de salário ou de pensão que é retida mensalmente para ir pagando o IRS deste ano. Este IRS é adiantado por conta da factura final, cujos acertos serão realizados em 2016.  

famílias pessoas consumidores crianças
Salário líquido das famílias sem filhos não mexe
famílias pessoas consumidores crianças
Salário líquido das famílias sem filhos não mexe
famílias pessoas consumidores crianças
Salário líquido das famílias sem filhos não mexe
Ver comentários
Publicidade
C•Studio