Notícia
Governo dos Açores vai reduzir IVA em 50% em 2021, indica UGT/Açores
O Plano e Orçamento de 2021 dos Açores vai contemplar uma redução de 50% do IVA, segundo declarou o líder da UGT/Açores, Francisco Pimentel, à saída de uma audiência com o presidente do Governo Regional.
Lusa
09 de Fevereiro de 2021 às 19:17
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
"Ficámos a saber que há a intenção, já este ano, de haver um desagravamento fiscal em matéria do IVA em 50%, relativamente ao segundo semestre deste ano. Já em 2022 haverá uma redução fiscal de 10%, o que vai até ao limite máximo permitido por lei de 30% [em relação aos valores praticados no país]", afirmou o sindicalista.
O atual quadro de IVA na região estipula o imposto nos 18%, na taxa normal, 9%, na taxa intermédia, e 4%, nos bens e serviços de taxa reduzida.
O dirigente sindical considerou que a redução fiscal, uma promessa eleitoral do PSD, que lidera a coligação governamental açoriana com o CDS-PP e o PPM, irá permitir aos trabalhadores e agregados familiares "a partir de 2022 poderem ter já mais rendimento disponível".
A Lei de Finanças das Regiões Autónomas prevê a possibilidade de um desagravamento fiscal nos Açores até 30% do valores praticados em sede de IVA, IRS e IRC no contexto nacional.
O líder da UGT/Açores defendeu ainda a necessidade de "grande parte das verbas do Plano e Orçamento de 2021 serem investidas na economia privada" como geradora de emprego e riqueza, bem com que todos os trabalhadores que têm contrato de trabalho com empresas públicas que vão ser extintas - a Azorina e a Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) - transitem para a administração regional.
O Plano e Orçamento para 2021 será discutido e votado na Assembleia Legislativa Regional até abril.