Promulgado diploma que visa incentivar recurso à resolução extrajudicial de litígios
O texto final do diploma foi aprovado no parlamento no dia 11 de janeiro, com os votos contra do PCP e do PEV, e teve origem numa proposta do Governo com o objetivo de incentivar ao recurso aos mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos entre consumidores e empresas.
PUB
A rede nacional de arbitragem de consumo será coordenada pela Direção-Geral do Consumidor e pela Direção-Geral de Política de Justiça, que devem promover medidas de simplificação e modernização dos centros de arbitragem.
O diploma estabelece que compete às entidades reguladoras dos serviços públicos essenciais garantir o apoio técnico e financeiro aos centros de arbitragem de consumo, prestando assessoria técnica qualificada e realizando ações de formação específicas.
PUB
O financiamento daqueles centros é assegurado por uma parte fixa, atribuída pelo Estado, e por uma parte variável atribuída pelas entidades reguladoras dos serviços públicos essenciais, tendo em conta "objetivos de eficiência, eficácia, celeridade, transparência" e em razão do volume de processos.
PUB
O diploma prevê a constituição de uma bolsa de árbitros de conflitos de consumo, indicados pelos centros de arbitragem e pelas entidades reguladoras, cobrindo o território nacional e assegurando os "deveres de independência e imparcialidade".
Os centros de arbitragem ficam obrigados a assegurar o tratamento de litígios de consumo durante todos os dias úteis, tanto em linha como por meios convencionais, e a promover a especialização em razão da matéria com pessoal qualificado para os litígios em causa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais resolução extrajudicial de litígios justiça Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da RepúblicaA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda