Agência de lóbi diz que luta de Lourenço contra a corrupção está a ter retorno
A visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, a Angola, "é a mais recente demonstração da mudança positiva" que está a acontecer nas relações bilaterais. Esta convicção é manifestada por Robert S. Kapla, parceiro da Squire Patton Boggs, a empresa de lóbi com sede em Washington, contratada pelo Governo de Angola para alterar a imagem no país nos Estados Unidos.
PUB
Pompeo esteve em Luanda na segunda-feira, 17 de fevereiro, onde manteve encontros com o presidente da República, João Lourenço, e o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
Kapla, em declaração por escrito ao Negócios, afirma que as difíceis reformas económicas e jurídicas promovidas por João Lourenço, assim como "a luta abrangente contra a corrupção" estão a ter retorno.
PUB
Pela primeira vez em muitos anos, Angola está a ser apoiada por numerosos organismos multilaterais e uma lista crescente de nações - incluindo os Estados Unidos. "Isso é bom para os angolanos e para os homens de negócios norte-americanos", sustenta Kapla.
A Squire Patton Boggs foi contratada em junho de 2019 pelo Governo angolano com uma tripla missão, colocar o sistema financeiro angolano compatível com os standards internacionais de forma a poder contar com bancos correspondentes, aumentar o investimento e o comércio com os EUA e dar mais visibilidade a Angola neste país.
PUB
Mike Pompeo foi muito expansivo no seu apoio ao Governo de Angola. Em declarações aos jornalistas o secretário de Estado norte-americano afirmou que nos seus primeiros dois anos e meio de mandato "João Lourenço fez um excelente trabalho para tornar a corrupção num fantasma do passado, aumentou a transparência, obrigou as instituições financeiras a limpar os seus balanços e perseguiu os maus atores". E acrescentou: "Estou otimista que continuará a libertar Angola da corrupção".
O secretário de Estado norte-americano deixou também no ar a promessa de investimentos. Se a nova lei sobre esta matéria for bem aplicada virão "muitos mais investimentos norte-americanos e ocidentais para criar riqueza, empregos e oportunidades para os angolanos".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Angola Squire Patton Boggs Robert S. Kapla João Lourenço Mike Pompeo EUAA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda