Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zimbábue quer deter todas as minas de diamantes do país

Robert Mugabe diz que as mineiras roubaram o país. E, por isso, quer que o Estado detenha o monopólio de diamantes.

Reuters
Negócios 03 de Março de 2016 às 22:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Zimbábue vai assumir a propriedade de todas as operações diamantíferas do país. O Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, anunciou isso mesmo esta quinta-feira, 3 de Março, explicando que as mineiras roubaram o país da sua riqueza.

 

"O Estado vai agora deter todos os diamantes do país", declarou Mugabe, numa entrevista de duas horas na televisão ZBC, segundo a Reuters, que ainda cita o Presidente dizendo que "as companhias diamantíferas roubaram a nossa riqueza, por isso é que o Estado tem de deter monopólio".


As declarações de Mugabe surgem uma semana depois de o ministro das Minas ter ordenado a todas as companhias mineiras que parassem de laborar e saíssem dos campos de Marange, declarando que não iria renovar as licenças. Na altura, negou que o objectivo fosse deter as minas.

 

As mineiras têm combatido o Estado em tribunal. A maior mineira  de diamantes do país, em Marange, é a Mbada Diamonds, que processou o governo no Supremo Tribunal, tendo sido autorizada a ficar com o controlo dos activos mineiros.

 

A chinesa Anjin Investments também desafiou o governo no mesmo tribunal na quarta-feira.

 

Mugabe declarou ter alertado o presidente chinês, Xi Xinping, na visita ao Zimbábue em Dezembro, que o Zimbábue não estava a conseguir obter muito das mineiras chinesas.

O Zimbábue é o oitavo maior produtor de diamantes no mundo, com 4,7 milhões de carats em 2014, de acordo com o grupo Kimberly Process, citado pela Reuters. No ano passado o governo recebeu 23 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de euros aos câmbios actuais) de comissões das minas de diamantes, menos que os 84 milhões de dólares (77 milhões de euros ao câmbio actual) em 2014. 

Ver comentários
Saber mais Robert Mugabe Zimbabwe diamantes
Mais lidas
Outras Notícias