Argentina acorda reestruturação da divida de 65 mil milhões
A Argentina anunciou esta terça-feira que chegou a acordo com três grupos de credores para a reestruturação da sua dívida soberana de 65 mil milhões de dólares, de acordo com um comunicado enviado pelo ministério da Economia do país, durante a madrugada em Buenos Aires.
PUB
"A República da Argentina e os representantes do Ad Hoc Group of Argentine Bondholders, Argentina Creditor Committee e do Exchange Bondholder Group (...) chegaram hoje a um acordo que vai permitir que os membros do grupo de credores e outros 'holders' apoiem a proposta de reestruturação de dívida", pode ler-se no comunicado.
O governo argentino disse que o acordo com os credores (Ad Hoc Group of Argentine Bondholders, Argentina Creditor Committee e Exchange Bondholder Group e outros importantes credores com o nome conjunto de Supporting Creditors) vai garantir um alívio no montante de dívida no país depois de algumas alterações nas datas e nas cláusulas legais para a emissão de novas obrigações.
Os cupões de pagamento da dívida argentina que expiravam em 4 de março e 4 de setembro, passam agora a maturar em 9 de janeiro e 9 de julho, sem aumentar o valor agregado dos juros anexados.
PUB
Este acordo resultou de nove meses de conversações entre o governo do país e os grandes detentores de títulos de dívida, incluindo a norte-americana BlackRock, a Ashmore Group Plc e a Fidelity Investments. Este é apenas o primeiro passo para que se possa estabilizar uma das economias mais instáveis do mundo. De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Argentina é o 139.º na lista dos 141 dos países economicamente mais estáveis em todo o mundo. A inflação no país paira perto dos 45% e o peso argentino perdeu mais de metade do seu valor em apenas alguns anos.
De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Argentina é o 139.º na lista dos 141 dos países economicamente mais estáveis em todo o mundo. A inflação no país paira perto dos 45% e o peso argentino perdeu mais de metade do seu valor em apenas alguns anos.
Saber mais sobre...
Saber mais Creditor Committee República da Argentina Exchange Bondholder Group Buenos Aires Ad Hoc Group of Argentine Bondholders economia negócios e finanças política macroeconomia mercado financeiroMais lidas
O Negócios recomenda