BBC pede desculpa a Trump mas diz que não houve difamação
A BBC pediu desculpa esta quinta-feira ao Presidente dos EUA, Donald Trump, pela edição enganadora do discurso que proferiu a 6 de janeiro de 2021, antes da invasão do Capitólio, mas rejeitou as acusações de difamação – o que está na base da ameaça de um processo em que Trump poderá pedir mil milhões de dólares de indemnização.
O presidente da BBC, Samir Shah, enviou uma carta para a Casa Branca em que pede desculpas em seu nome e da empresa pela edição do discurso que Trump proferiu antes de milhares dos seus apoiantes terem invadido o Capitólio, para contestar a vitória eleitoral de Joe Biden.
PUB
“Aceitamos que a nossa edição criou a impressão de que estávamos a mostrar uma parte contínua do discurso, em vez de excertos de diferentes momentos do discurso, e isso deu a impressão errada de que o Presidente Trump teria feito um apelo direto a ações violentas”, escreveu a BBC numa carta em separado aos advogados de Trump.
"Embora a BBC estaja profundamente arrependida pela forma como o excerto do vídeo foi editado, discordamos fortemente de que haja base para uma queixa por difamação", referem.
Antes, o advogado de Trump tinha também enviado uma carta à BBC a exigir um pedido de desculpas e ameaçando com um processo no valor de mil milhões pelos danos que o documentário, exibido no programa “Panorama”, lhe terão causado, impondo sexta-feira como o prazo limite para uma resposta.
PUB
Feito o pedido de desculpa, Trump terá de decidir se avança com um processo. Antes de receber a missiva, o Presidente dos EUA disse que “tinha a obrigação” de avançar com uma ação judicial porque a estação pública britânica “enganou o público”.
Saber mais sobre...
Saber mais Danos Empresas Ações Crime lei e justiça Donald Trump BBC Estados Unidos Casa BrancaMais lidas
O Negócios recomenda