Défice comercial dos EUA cai 16% em junho. Tarifas travam importações

A redução foi impulsionada por uma queda acentuada nas importações, à medida que as empresas acumulavam inventário nos meses anteriores, em antecipação às tarifas.
Importações dos EUA caíram em junho
Pedro Elias
Lusa 05 de Agosto de 2025 às 15:59

O défice comercial dos Estados Unidos diminuiu 16% em junho em relação ao mês anterior, atingindo 60,2 mil milhões de dólares (52 mil milhões de euros), de acordo com dados publicados hoje pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).

Esta redução foi impulsionada por uma queda acentuada nas importações, à medida que as empresas acumulavam inventário nos meses anteriores, em antecipação às tarifas.

PUB

A queda nas importações de bens foi responsável por quase toda a redução do défice comercial, com uma queda de 3,7%, que afetou particularmente os produtos farmacêuticos, o setor automotivo e o petróleo, setores que foram ameaçados ou enfrentaram tarifas, ou que viram os preços de produção caírem.

As exportações dos EUA também caíram, embora em menor dimensão (-0,5%), uma queda que afeta principalmente ouro e metais.

Já no primeiro semestre do ano, o défice comercial dos EUA aumentou 161,5 mil milhões de dólares (38,3%) em comparação com o mesmo período de 2024, revelam os dados publicados poucos dias antes da entrada em vigor das tarifas "recíprocas" impostas pelo presidente Donald Trump aos parceiros comerciais.

PUB
Pub
Pub
Pub