Inflação nos EUA abranda para 2,7% em novembro

A inflação subjacente, que exclui os preços de bens de valor volátil, situou-se nos 2,6%.
Inflação nos EUA cai para 2,7% em novembro
Mariam Zuhaib / Associated Press
Rui da Rocha Ferreira 18 de Dezembro de 2025 às 14:34

O índice de preços no consumidor (CPI na sigla em inglês) dos EUA abrandou para 2,7% em novembro, – os dados para outubro não estão ainda disponíveis, devido ao "shutdown" que afetou o funcionamento das agências governamentais norte-americanas.

O Departamento de Estatísticas de Trabalho dos EUA (Bureau of Labor Statistics) mesmo que "não recolheu dados de inquéritos relativos a outubro de 2025 devido a uma interrupção no financiamento orçamental".

PUB

O valor da inflação de novembro fica significativamente abaixo daquelas que eram as expectativas dos analistas (que apontavam para uma inflação na ordem dos 3,1%, segundo dados recolhidos pela Bloomberg).

A inflação subjacente (conhecida como core inflation), que exclui os preços de bens de valor volátil, como os da energia e alimentos, situou-se nos 2,6%.

Michael Hanson, economista no banco JP Morgan, considera que os dados divulgados "sugerem que o BLS poderá ter mantido fixos vários preços que não conseguiu recolher em outubro, o que provavelmente implica um enviesamento significativo nos números atuais", cita o .

PUB

Os dados da inflação são revelados num contexto de flexibilização das taxas de juro por parte da Reserva Federal (Fed) dos EUA, que na semana passada .

Pub
Pub
Pub