pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação nos EUA sobe para 3% em setembro

A inflação na maior economia mundial acelerou uma décima face aos 2,9% registados em agosto, apesar de a variação em cadeia ter sido 0,1 pontos percentuais inferiores à do mês anterior. Ainda assim, os preços subiram menos do que o esperado pelos analistas.

EUA estados unidos bandeira
EUA estados unidos bandeira DR
13:45

A inflação nos EUA, medida pela variação no índice de preços no consumidor (IPC), situou-se nos 3% em setembro, uma décima acima da leitura de agosto, mas abaixo dos 3,1% esperados pelos analistas, indicou esta sexta-feira o Gabinete de Estatísticas Laborais norte-americano. A inflação subjacente, que exclui a energia e alimentos frescos, foi igualmente de 3% em setembro. Este é o primeiro indicador macroeconómico conhecido desde que o "shutdown" do Governo adiou por tempo indeterminado a publicação de estatísticas oficiais.

A variação do IPC em cadeia - face ao mês anterior - cifrou-se em 0,3%, uma décima menos do que os 0,4% observados em agosto.

Os preços dos combustíveis aumentaram 4,1% e foram o principal factor a pressionar os preços na maior economia mundial. Os preços da energia cresceram 1,5%, enquanto os dos almentos subiram apenas 0,2%.

Os dados hoje conhecidos deverão levar a Reserva Federal (Fed) a proceder a novo corte nas taxas diretoras em 25 pontos base na próxima semana.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio