PIB dos EUA supera previsões e cresce 3,9%
A economia dos Estados Unidos cresceu mais do que era esperado no segundo trimestre deste ano, impulsionada pelo consumo interno e pela construção.
PUB
Segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 25 de Setembro, pelo Departamento do Comércio, o PIB avançou 3,9% no segundo trimestre face ao mesmo período do ano passado. Este valor superou o da anterior leitura (3,7%) e as estimativas dos economistas, que também apontavam para um crescimento de 3,7%.
O consumo das famílias foi revisto em alta de 3,1% para 3,6%, enquanto o investimento das empresas cresceu 5,2% em termos homólogos. O investimento em estruturas não-residenciais, incluindo edifícios de escritórios e fábricas, subiu 6,2%, o maior avanço em mais de um ano.
Os dados são revelados um dia depois de a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, ter afirmado que a Fed está pronta para subir os juros ainda este ano, sublinhando, contudo, que qualquer surpresa na economia poderá mudar os planos.
PUB
Na semana passada, o banco central norte-americano decidiu adiar a subida da taxa directora, à espera de avaliar o impacto da recente turbulência dos mercados na economia dos Estados Unidos.
Saber mais sobre...
Saber mais Estados Unidos Departamento do Comércio Janet Yellen Fed conjuntura economia negócios e finanças FedMais lidas
O Negócios recomenda