pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Wall Street ganha terreno com optimismo em torno do crescimento

Os principais mercados accionistas norte-americanos abriram em alta, animados pelo facto de a presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, ter tranquilizado os investidores quanto ao crescimento económico dos Estados Unidos.

25 de Setembro de 2015 às 14:42

O Dow Jones segue a somar 1,12% para 16.382,45 pontos e o Standard & Poor’s 500 avança 0,8% para 1.947,98 pontos.

O índice tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, ganha 1,01%, para se fixar nos 4.782,08 pontos.

Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico estão animados com o facto de a presidente da Fed ter afirmado ontem, 24 de Setembro, num discurso em Massachusetts, que o banco central do país está a postos para aumentar a taxa de juro directora ainda em 2015.

A Fed está preparada para subir os juros directores este ano, declarou Janet Yellen, mas admitindo que os planos podem vir a ser alterados se houver "surpresas" no domínio económico.

O facto de a Reserva Federal estar pronta para aumentar a taxa directora este ano mostra que há confiança na solidez da economia norte-americana, o que agradou aos investidores.

"Dizer que está a ser preparada a subida de juros para este ano restituiu alguma confiança ao mercado", comentou à Bloomberg um estratega da R&A Research & Asset Management, Otto Waser. "A Fed, e particularmente Janet Yellen, criaram algumas incertezas ao não subirem os juros em Setembro e ao dizerem aos mercados que estavam preocupados com a economia global", recordou.

A ajudar ao bom desempenho de Wall Street na sessão desta sexta-feira está também o crescimento do PIB norte-americano, no segundo trimestre, que ficou acima do previsto.

Em destaque do lado dos ganhos está a Nike, que segue a subir mais de 8%, animada pelos lucros superiores ao estimado no seu primeiro trimestre fiscal.

A fabricante de semicondutores Marvell Technology Group soma 6% depois de ter anunciado que vai reduzir 17% da sua força de trabalho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio