Presidente da FLAD vê mais investimento dos EUA a vir para Portugal
A presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Rita Faden, defende que "vamos assistir a um novo ciclo de investimento americano em Portugal", disse em entrevista ao Diário de Notícias.
PUB
A responsável pede ainda "união" no dia 4 de Julho, Dia da Independência dos EUA, e quer contribuir para uma nova geração de políticos com ascendência portuguesa, pedindo mais investimento na defesa e "olhos bem atentos" à China.
Sobre a situação atual e a guerra na Ucrânia, não hesita em dizer que "o presidente Putin foi um master estratega na aproximação entre a Europa e os Estados Unidos, na aproximação do Ocidente, no reforçar da NATO. Hoje não faz sentido perguntar qual o sentido da NATO".
PUB
Sublinha ainda que se as intenções de Putin eram dividir e enfraquecer a Europa e a sua ligação com os Estados Unidos "isso não foi conseguido, antes pelo contrário", com o alargamento à Suécia e à Finlândia, dois países tradicionalmente neutrais, que vieram reforçar a NATO.
Depois da era Trump, a nova presidente da FLAD garante que as relações transatlânticas ficaram reforçadas com Joe Biden, desde logo, com o regresso ao Acordo de Paris, no regresso à Organização Mundial de Saúde e no regresso às instituições internacionais.
PUB
Além disso, também os Açores ganharam. "Vemos os Açores no meio do Atlântico como enorme riqueza e vantagem que pode e deve ser explorada, incluindo numa perspetiva de segurança e defesa e de maior utilização da Base das Lajes", diz Rita Faden.
Saber mais sobre...
Saber mais Dia da Independência dos EUA Rita Faden Portugal FLAD Diário de Notícias Estados Unidos EUA China Putin NATO Europa diplomacia relações internacionaisMais lidas
O Negócios recomenda