Trump culpa democratas por demora na nomeação de novo procurador
Uma vez mais através de uma mensagem colocada na rede social Twitter, o presidente norte-americano deixa palavras fortes aos rivais democratas, acusando-os de estarem a atrasar a escolha de Donald Trump para o cargo de procurador-geral.
PUB
"Quando é que os Democratas nos darão o nosso Procurador-Geral e o resto do gabinete! Deviam ter vergonha deles próprios! Não admira que [Washington] D.C. não funcione!," acusou o chefe de Estado norte-americano.
PUB
When will the Democrats give us our Attorney General and rest of Cabinet! They should be ashamed of themselves! No wonder D.C. doesn't work!
PUB
O Comité Judiciário do Senado adiou na semana passada, por sete dias e a pedido dos democratas, a votação do nome de Jeff Sessions, proposto pela administração republicana para o cargo. O argumento invocado foi o tempo necessário para digerir as 200 páginas com respostas do nomeado.
Espera-se para esta terça-feira a votação do nome de Sessions – tido pelo Washington Post como o "padrinho" da agenda nacionalista de Trump -, seguindo depois para aprovação na câmara.
PUB
O protesto de Trump chega poucas horas depois de o presidente ter demitido a procuradora-geral interina, Sally Yates, ainda nomeada pelo seu antecessor Barack Obama, depois de aquela se ter negado a cumprir as ordens da Casa Branca.
Yates tinha dado ordem aos advogados do Ministério Público para não defenderem a proibição de entrada de refugiados e outros viajantes de países muçulmanos, ao arrepio da ordem executiva de Trump assinada na sexta-feira passada.
PUB
No comunicado de ontem, a Casa Branca afirmava que a saída de Yates se devia a ter "traído o Departamento de Justiça" por se ter recusado a cumprir uma ordem "destinada a proteger os cidadãos dos Estados Unidos".
PUB
Trump nomeou Dana Boente para procurador-geral transitório, que se manterá no cargo até que Sessions, um senador do Alabama, seja confirmado no Senado.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Washington Donald J. Trump Barack Obama Estados Unidos política governo (sistema)Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda