Sismo de magnitude 7.1 volta a abalar o México
Um sismo, cuja magnitude foi avaliada provisoriamente em 7.1 graus na escala Richter, voltou a abalar a cidade do México. Há 32 anos, neste mesmo dia, um sismo de magnitude 8.5 matou milhares de pessoas.
Um sismo, cuja magnitude foi avaliada provisoriamente em 7.1 graus na escala Richter (a leitura inicial apontava para 7.4), voltou a abalar a Cidade do México esta terça-feira, 19 de Setembro.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do abalo - registado às 19:14 (hora em Portugal Continental, 13:14 locais) - localizou-se no sul do país, a oito quilómetros de Atencingo, no estado de Puebla, com foco a 51 quilómetros de profundidade.
Já o serviço sismológico nacional atribuiu uma magnitude provisória de 6.8 graus ao abalo, com epicentro em Chiautla, Puebla, a cerca de 100 quilómetros da Cidade do México.
Pelo menos 42 pessoas morreram no estado de Morelo, afirmou o governador local, Graco Ramirez, citado pela Lusa. De acordo com Ramirez, das 42 vítimas mortais, 12 morreram na cidade de Jojutla e quatro em Cuernavaca, capital do estado. A estes juntam-se dois outros mortos confirmados na Cidade do México.
A Reuters deu conta de que milhares de pessoas saíram para a rua depois do tremor de terra. O abalo foi avaliado com uma intensidade VII na escala de Mercalli modificada - a quarta mais elevada na escala, equivalente a "muito forte."
Nas redes sociais já foram publicados vídeos que mostram pessoas na rua e iimagens de vários edifícios tombados. Um dos vídeos, cuja veracidade não foi possível confirmar, são visíveis várias nuvens de poeira em locais onde terão caído edifícios.
Me gustó un video de @YouTube https://t.co/qtZxYEQgjY Temblor en México 19 septiembre 2017 final 7.1 escala de richter
?AHORA | Se Reporta el derrumbe del edificio en Alvaro Obregón, Condesa, Ciudad de México. Por el Terremoto M7.1. #temblor pic.twitter.com/gmzYGF31Wj
#URGENTE: Nubes de polvo se levantan desde varios punto de Ciudad de Mèxico luego de potente temblor de 7.1 Vídeo: Excelsior pic.twitter.com/8WuKLXmCbo
Derrumbes en diferentes puntos de #CDMX #México después del #MacroSimulacro2017 #Temblor pic.twitter.com/XqQJF3vnYw
Temblor en #Puebla #LaNoria #Earthquake #Mexico
Depois do abalo, a bolsa mexicana interrompeu as negociações e o aeroporto da cidade do México suspendeu o seu funcionamento. O presidente do país, Enrique Peña Nieto, convocou o comité nacional de emergência e activou em seguida o plano de emergência do país.
Há menos de duas semanas, a 8 de Setembro, um outro tremor de terra no país - de magnitude 5.7 - matou mais de 60 pessoas.
Em 1985, neste mesmo dia, um sismo de magnitude 8.1, perto da falha de Guerrero, matou milhares de pessoas no país.
(Notícia actualizada às 23:02 com mais informação)
Mais lidas