PIB dos EUA cresce 4,3% no verão ao maior ritmo em dois anos
A maior economia do mundo registou um crescimento de 4,3% no terceiro trimestre, acima das previsões dos economistas.
- 2
- ...
A economia dos Estados Unidos cresceu 4,3% no terceiro trimestre, um ponto percentual acima do consenso dos economistas, que apontavam para uma expansão do produto interno bruto (PIB) de 3,3%, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Bureau of Economic Analysis. Este é o ritmo mais elevado dos últimos dois anos.
A maior economia mundial acelerou no verão face ao crescimento de 3,8% registado no segundo trimestre, beneficiando da resiliência do consumo, do investimento privado e de uma acalmia na guerra comercial desencadeada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
As despesas de consumo cresceram 3,5%, mais um ponto percentual do que no trimestre anterior, enquanto o investimento de residentes contraiu-se 5,1%, uma quebra idêntica à do segundo trimestre, enquanto o investimento estrangeiro cresceu 2,8%, um abrandamento face aos 7,3% observados nos três meses anteriores.
Os economistas antecipam que o quarto trimestre seja penalizado pelo longo "shutdown" do governo federal, mas apontam para uma recuperação no próximo ano, graças aos reembolsos de impostos e, eventualmente, a uma decisão do Supremo Tribunal que anule grande parte das tarifas às importações impostas por Trump.
Mais lidas