Plano B da Casa Branca permite tarifas até 15% durante 150 dias
Após ver um tribunal norte-americano considerar ilegais as tarifas recíprocas decretadas pela Casa Branca, os conselheiros de Donald Trump estão já a desenhar um plano B.
A equipa de conselheiros do Presidente norte-americano está a trabalhar num "Plano B" para manter vivas as tarifas às importações impostas pela Administração Trump, avança esta sexta-feira o The Wall Street Journal (WSJ).
Para já, um tribunal federal de recurso autorizou que as tarifas se mantenham em vigor enquanto a Casa Branca contesta a decisão do Tribunal
Internacional de Comércio dos Estados Unidos, que considerou que Donald Trump usou de forma ilegal o International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) para aplicar as tarifas.Esta legislação nunca tinha sido utilizada anteriormente para import taxas aduaneiras.
Para já, Washington pondera recorrer a um expediente que lhe permite aplicar tarifas de até 15% por 150 dias. Para tal, a solução passa por invocar uma provisão do Trade Act de 1974 que nunca foi usada. Essa provisão prevê que possam ser impostas tarifas, dentro daqueles limites, para enfrentar desequilíbrios comerciais com outros países.
Esta estratégia permitiria à Administração Trump ganhar tempo para desenhar tarifas específicas para cada um dos principais parceiros comerciais ao abrigo igualmente da lei de 1974.
Mais lidas