pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump ameaça Putin com "guerra económica" se não houver avanços de paz na Ucrânia

Pressão do líder americano acontece numa altura em que as negociações para um possível cessar-fogo na Ucrânia perderam gás, depois de uma série de reuniões importantes.

Trump ameaça Putin com 'guerra económica'
Trump ameaça Putin com "guerra económica" Susan Walsh/AP
27 de Agosto de 2025 às 07:56

"Não vai ser uma guerra mundial, mas vai ser uma guerra económica e uma guerra económica vai ser má. Vai ser má para a Rússia e eu não quero isso", disse o Presidente dos EUA, Donald Trump, num encontro com membros do seu gabinete na Casa Branca, na terça-feira.

O comentário de Donald Trump surgiu depois de uma questão sobre a existência de um "timing" para a realização do encontro entre os presidentes russo e ucraniano, que acabou por ser um dos grandes compromissos assumidos na reunião que aconteceu no Alasca, em meados de agosto.

"É muito sério o que tenho em mente [a nível de sanções], caso tenha de atuar", ameaçou o político americano.

O reavivar da pressão para que haja um acordo de cessar-fogo na Ucrânia acontece depois de um acalmar do tema após semanas intensas de negociações políticas: começou com a visita do Presidente russo, Vladimir Putin, ao Alasca para uma reunião com Donald Trump; seguiu-se depois um encontro entre Trump e vários líderes europeus, incluindo Zelensky; e pelo meio existiram conversas entre as partes, sobretudo para definir as garantias de segurança que poderão ser dadas aos ucranianos tendo em vista um acordo de paz.

Mas a disputa territorial continua a ser um dos elementos fulcrais da negociação, com a Rússia a pressionar para ficar com vários dos territórios conquistados durante a invasão, mas .

De recordar que Donald Trump tinha prometido, durante a campanha para as presidenciais norte-americanas, que a resolução do conflito na Ucrânia seria uma das suas grandes prioridades e que ficaria resolvida num dia assim que tomasse posse como Presidente dos EUA.

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio