pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump promete ajudar novo autarca de Nova Iorque Zohran Mamdani

Após trocas de insultos durante a campanha para a presidência da câmara de Nova Iorque, ambos apresentaram-se aos jornalistas no final da reunião satisfeitos com os resultados "produtivos" do encontro.

A carregar o vídeo ...
“Pode simplesmente dizer sim”: Trump brinca com Mamdani após pergunta sobre ser fascista
21 de Novembro de 2025 às 23:09

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu esta sexta-feira ajudar o autarca eleito de Nova Iorque, o democrata socialista Zohran Mamdani, a tornar a metrópole "forte e muito segura", ao recebê-lo na Casa Branca. 

Após trocas de insultos durante a campanha para a presidência da câmara de Nova Iorque – incluindo "completo lunático comunista" e "um maluco total" da parte de Trump e "fascista” da parte de Mamdani - ambos apresentaram-se aos jornalistas no final da reunião satisfeitos com os resultados "produtivos" do encontro. 

"Penso que terão, espero, um grande presidente da câmara. Quanto mais sucesso ele tiver, mais feliz eu ficarei. (...) Vamos ajudá-lo a realizar o sonho de todos de ter uma Nova Iorque forte e muito segura", disse o Presidente norte-americano. 

O jovem autarca, que ganhou por uma larga margem a eleição no início do mês, "fará um grande trabalho" em Nova Iorque e "vai surpreender algumas pessoas conservadoras, na verdade", disse Trump.  

Questionado se se sentiria confortável a viver na cidade sob liderança de Mamdani, Trump não hesitou: "Com certeza, especialmente depois da reunião". 

"Encontrei-me com um homem que quer muito que Nova Iorque volte a ser grande", adiantou, qualificando Mamdani de "uma pessoa muito racional". 

Ambos afirmaram ter discutido o acesso à habitação e o custo de vida, principal tema de campanha de Mamdani e usado pelo próprio Trump nas presidenciais de 2024, em que derrotou o democrata Joe Biden. 

"Algumas das ideias [de Mamdani] são realmente as mesmas que eu tenho", disse Trump sobre o autarca eleito, a propósito de questões inflacionistas. 

Perante os media, ambos demonstraram mesmo alguma familiaridade, com frequentes trocas de sorrisos, vários apertos de mão e palmadas amigáveis no braço. 

Mamdani qualificou o encontro com o Presidente republicano de "muito produtivo".  

"O que realmente aprecio no Presidente é que a reunião que tivemos não se concentrou nos pontos de discórdia, que são muitos, mas sim no propósito comum que temos de servir os nova-iorquinos", disse Mamdani. 

Trump tentou influenciar a corrida para presidente da câmara de Nova Iorque, apoiando na véspera das eleições o independente e ex-governador democrata Andrew Cuomo, prevendo que a cidade teria “ZERO hipóteses de sucesso, ou mesmo de sobrevivência” se Mamdani vencesse.  

Questionou ainda a cidadania de Mamdani, muçulmano que nasceu no Uganda e naturalizou-se norte-americano após se ter licenciado na faculdade, e disse que o mandaria prender se cumprisse as ameaças de não cooperar com os agentes de imigração na cidade. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio