Agência de Energia Atómica antecipa grandes danos em instalações iranianas atacadas
O responsável da Agência Internacional de Energia Atómica afirmou esta segunda-feira que são esperados “danos muito significativos” nas instalações subterrâneas de enriquecimento de urânio do Irão atacadas no fim de semana pelos Estados Unidos.
“Dada a carga explosiva utilizada e a extrema sensibilidade das centrifugadoras à vibração, espera-se que tenham ocorrido danos muito significativos” em Fordo, um dos locais atacados, disse Rafael Grossi, numa declaração feita em Viena.
PUB
Os Estados Unidos atacaram no domingo as instalações subterrâneas do programa nuclear iraniano em Fordo, em Isfahan e em Natanz.
Segundo o diretor da agência das Nações Unidas, “neste momento, ninguém, incluindo a AIEA [Agência Internacional de Energia Atómica], está em condições de avaliar completamente os danos subterrâneos em Fordo”.
O Irão afirmou que os EUA ultrapassaram “uma linha vermelha muito grande” ao atacar três instalações com mísseis e bombas destruidoras de ‘bunkers’ de 13.660 kg.
PUB
O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general iraniano Abdolrahim Mousavi, descreveu o ataque norte-americano como uma violação da soberania do Irão e o equivalente a uma invasão do país, noticiou a agência de notícias estatal IRNA.
Na sequência dos bombardeamentos norte-americanos, surgiram apelos de todo o mundo para uma redução da tensão e o regresso à diplomacia para tentar resolver o conflito.
PUB
Teerão disparou hoje vários mísseis e drones contra Israel, alertando também os Estados Unidos de que as suas Forças Armadas receberam “carta branca” para atacar alvos norte-americanos.
De acordo com a televisão estatal iraniana, as autoridades de Teerão descreveram o ataque como uma nova vaga da sua “Operação Verdadeira Promessa 3”, afirmando que tinha como alvo as cidades israelitas de Haifa e Telavive e reiteraram as suas antigas ameaças de fechar a rota de navegação de Ormuz, uma das maiores do mundo.
Saber mais sobre...
Saber mais Televisão Estados Unidos Agência Internacional de Energia Atómica Fordo Teerão Organização das Nações Unidas Rafael Grossi Abdolrahim MousaviAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda