Alemanha vai reavaliar venda de armas à Arábia Saudita

A Alemanha poderá restringir a venda de armas ao maior importador mundial de armamento, a Arábia Saudita, no seguimento da tensão entre Riade e Teerão. Riade impede sauditas de viajar para o Irão.
David Santiago 04 de Janeiro de 2016 às 19:28

São múltiplos os planos em que se joga a tensão entre a Arábia Saudita e o Irão. Perante o agravar do conflito e na sequência da execução de quase meia centena de pessoas no fim-de-semana, entre os quais um clérigo xiita saudita, por parte das autoridades da Arábia Saudita, a Alemanha anunciou que vai reavaliar a venda de armamento para Riade.

PUB

 

Esta segunda-feira, 4 de Janeiro, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Sigmar Gabriel, citado pela Reuters, revelou que a Alemanha vai rever a sua política de exportações de armas para a Arábia Saudita, o maior importador mundial de armamento.

PUB

 

Segundo um relatório divulgado em Outubro pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, no primeiro semestre de 2015 a Alemanha exportou um total de 178 milhões de euros de armas para a Arábia Saudita. Contudo, Gabriel esclareceu que Berlim não tem prevista a imposição de nenhum tipo de sanções a Riade.

PUB

 

Entretanto, foi a vez de a Arábia Saudita responder ao Irão. Riade anunciou que os cidadãos sauditas estão impedidos de viajar para território iraniano, acrescentando que todas as relações comerciais entre os dois países estão finalizadas assim como todo o tipo de ligações aéreas.  

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Arábia Saudita Alemanha Sigmar Gabriel Irão
Pub
Pub
Pub