Ativistas portugueses da flotilha para Gaza devem regressar a Portugal ainda este domingo

Informação é avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que espera confirmação definitiva durante a tarde de hoje.
Flotilha para Gaza foi intercetada pelas Forças Armadas israelitas.
Lusa 05 de Outubro de 2025 às 11:45

Os quatro portugueses que participaram na Flotilha Global Sumud e estão detidos em Israel desde quinta-feira devem regressar ainda este domingo a Portugal, adiantou à Lusa fonte oficial do Governo, que espera uma confirmação definitiva durante a tarde.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros organizou e tratou de todos os procedimentos para que os cidadãos nacionais que integraram a flotilha possam regressar a Portugal, se tudo correr bem, ainda hoje”, adiantou a mesma fonte.

PUB

Segundo o MNE, “a confirmação definitiva de que tudo correu como o previsto espera-se até meio da tarde de hoje”.

Na flotilha humanitária seguiam quatro portugueses incluindo a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício.

Também Espanha anunciou este domingo que um grupo de 21 espanhóis que faziam parte da flotilha deve deixar Israel com destino a Espanha.

PUB

"No Ministério dos Negócios Estrangeiros já organizámos tudo para que possam voar hoje de Telavive. Temos o acordo das autoridades israelitas e, se nada correr mal, o primeiro grupo de 21 espanhóis, do total de 49 que temos na nossa lista, chega hoje, ao longo do dia, a Espanha", afirmou o ministro em declarações ao canal 24 Horas da RTVE.

Albares, que insistiu em ser cauteloso, acrescentou: "Até estarem no avião, não podemos confirmar a 100%".

O ministro espanhol declarou ter esperança de que os restantes 29 ativistas devam partir de Israel nos próximos dias.

PUB

Notícia atualizada às 11:50 com mais informação

Pub
Pub
Pub