Brasil: PIB pode subir 3,5% por ano com privatizações, diz ministro da Economia
É através de privatizações que o Governo brasileiro pretende controlar a despesa e colocar o país a crescer entre 3 e 3,5% por ano, assinalou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na cerimónia de tomada de posse esta quarta-feira, 2 de janeiro.
PUB
Na ótica do ministro recém-empossado, o atual peso do Estado na economia está na génese do nível elevado de endividamento do país. Posto isto, Paulo Guedes pretende alterar o património estatal e criar, tal como já havia sido anunciado, uma Secretaria Especial de Privatização.
PUB
Ainda no discurso de tomada de posse, o responsável pela pasta da Economia criticou o papel das instituições financeiras estatais: "Os bancos se perderam nos grandes programas, onde piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político se associaram contra o povo brasileiro", disse.
PUB
Para Paulo Guedes, a segurança social é mesmo o "primeiro e maior" desafio a ser enfrentado pelo novo Governo. Caso consiga superá-lo durante o primeiro trimestre, prevê que o Brasil apresente um crescimento sustentado nos próximos dez anos. Para isso, é preciso que as reformas que tem previstas sejam aprovadas, e considera dar "um passo mais profundo" caso não o sejam, apresentando uma proposta de emenda constitucional que lhe permita avançar.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Secretaria Especial de Privatização ministro da Economia Paulo Guedes Economia Brasil política governo (sistema) economia negócios e finanças executivo (governo)Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda