Ilan Goldfajn é o novo presidente do banco central brasileiro
O até aqui economista-chefe do banco brasileiro Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, é o novo governador do Banco Central do Brasil. A escolha feita pelo recém-nomeado ministro brasileiro das Finanças, Henrique Meirelles, foi anunciada esta terça-feira, 17 de Maio.
PUB
É o regresso a uma casa que bem conhece, uma vez que Ilan Goldfajn já foi director para a área de política económica do banco central brasileiro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso e também no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula da Silva, numa altura em que Meirelles ocupava a liderança da autoridade monetária brasileira.
PUB
Contudo, o novo presidente do banco central brasileiro deixará de ocupar, por inerência, o cargo de ministro de Estado, uma novidade que já havia sido revelada na semana passada por Henrique Meirelles.
Ilan Goldfajn é doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e integrou instituições internacionais tais como o Fundo Monetário Internacional, Nações Unidas ou o Banco Mundial.
PUB
Desde que tomou posse na semana passada, o novo Governo brasileiro, agora liderado pelo ex-vice-presidente de Dilma Roussef, entretanto suspensa da presidência, Michel Temer, tem vindo a proceder a um conjunto de alterações na composição dos cargos executivos das diversas instituições do país.
PUB
Já esta terça-feira foi anunciado que o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) passou a ser liderado por Maria Sílvia Bastos Marques, enquanto o nome de Pedro Parente é apontado para a sucessão de Aldemir Bendine à frente da Petrobras.
Saber mais sobre...
Saber mais Itaú Unibanco Ilan Goldfajn Brasil Henrique Meirelles Fernando Henrique Cardoso Lula da Silva Maria Sílvia Bastos Marques Pedro Parente Aldemir Bendine BNDES PetrobrasA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda