Índia prepara-se para "choque" nas exportações para os EUA

A partir desta quarta-feira, vários produtos indianos passam a estar sujeitos a uma tarifa de exportação de 50% para o mercado norte-americano.
Índia prepara-se para "choque" nas exportações para os EUA
Negócios com AP 27 de Agosto de 2025 às 14:01

Puran Dawar é um produtor de calçado, uma das indústrias que mais deverá ser afetada pelas novas tarifas impostas pelos EUA às exportações indianas: 25% de tarifa base (aquela que foi aplicada ao país num acordo comercial) e 25% de tarifa adicional, por a Índia continuar a importar petróleo russo. E resume bem o que vem aí para esta e outras indústrias indianas: "Isto é realmente um choque".

Perante as dificuldades que se avizinham, os produtores já estão a trabalhar em alternativas. "A tarifa não nos vai sobrecarregar, vai sobrecarregar os seus próprios clientes", defende Puran Dawar, numa entrevista em vídeo à Associated Press e que pode ver em cima.

PUB

"Estamos a olhar novamente para o mercado russo", confidenciou ainda, garantindo que do lado americano também é preciso perceber uma ideia importante: "Têm de entender que ninguém se vai render a qualquer chantagem".

Pub
Pub
Pub