Supertufão Ragasa deixa Ásia em alerta. Mais de 10 mil pessoas retiradas das Filipinas
Mais de 10 mil pessoas foram retiradas em todo o arquipélago das Filipinas, e escolas e edifícios governamentais foram encerrados em Manila e em 29 províncias, durante a passagem do tufão mais forte deste ano, o Ragasa.
De acordo com o Serviço Meteorológico das Filipinas, os ventos sustentados no centro da tempestade chegaram aos 215 quilómetros por hora, com rajadas de até 295 quilómetros por hora, quando o supertufão Ragasa atingiu a ilha de Panuitan, na província de Cagayan.
PUB
O supertufão deverá chegar com muita intensidade ao sul da China a partir desta terça-feira. O Ragasa seguia para oeste e a previsão era de que permanecesse no Mar da China Meridional pelo menos até quarta-feira, passando ao sul de Taiwan e Hong Kong antes de atingir o continente chinês.
Ragasa é a 18ª tempestade tropical da temporada no Pacífico e a atual temporada de tufões na China tem sido marcada por fenómenos como o Wipha, que provocou chuvas intensas e evacuações no sul do país, e o Wutip, que afetou mais de 180 mil pessoas em Guangdong.
Os tufões são frequentes no sudeste da China e em Taiwan durante o verão e outono, quando as águas quentes do Pacífico favorecem a formação de ciclones, que por vezes causam danos materiais e perturbações nos transportes e na atividade económica.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Alerta meteorológico Previsão meteorológica Ásia China Taiwan Hong KongMais lidas
O Negócios recomenda