Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Embaixador de Portugal na China recebe prémio de diplomata económico do ano

Jorge Torres Pereira, embaixador de Portugal na China, foi distinguido como o melhor diplomata económico do ano. Distinção foi atribuída pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

Negócios com Lusa 04 de Janeiro de 2017 às 20:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Jorge Torres Pereira, embaixador de Portugal na China recebeu esta quarta-feira, 4 de Janeiro, o prémio da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa para o melhor diplomata económico do ano. O prémio foi entregue durante o seminário diplomático que decorre em Lisboa.

Este prémio distingue o chefe de missão diplomática que se tenha destacado no apoio à internacionalização de empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.

Criado pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) o prémio distingue o chefe de missão diplomática que, ao longo do ano, mais apoiou a internacionalização das empresas portuguesas como explica o presidente da Câmara de Comércio, Bruno Bobone:  "o Prémio Francisco de Melo e Torres tem vindo a afirmar-se como uma referência, reconhecendo o papel fundamental que os nossos diplomatas têm na aplicação objectiva e com resultados da diplomacia económica nas empresas e na economia portuguesa."


Em declarações à Lusa, o diplomata referiu que Portugal e China têm uma parceria estratégica desde 2005, mas a partir do final de 2011, houve "um saldo qualitativo evidente" nas relações bilaterais, quando começaram os grandes investimentos chineses no país.

"Há um maior conhecimento do que é o mercado chinês para as audiências portuguesas e da importância do mercado português para os chineses. Este aumento da atenção em relação ao outro é a base mais sólida para as coisas decorrerem desta forma dinâmica", sublinhou o embaixador.

Jorge Torres Pereira referiu indicadores como o aumento do turismo, a aquisição de imobiliário em Portugal e a ideia "cada vez mais premente" de estabelecer uma ligação aérea directa entre os dois países, prevista a partir de Junho deste ano.

Também se intensificaram, nos últimos anos, os contactos políticos de alto nível, os investimentos e exportações cresceram, bem como a cooperação científica e tecnológica e académica.

Segundo o diplomata, Portugal tem procurado mostrar, junto da China, o seu interesse por estar integrado no mercado da União Europeia e a sua proximidade com países de África e da América Latina, nomeadamente os lusófonos, propondo uma cooperação trilateral - em que os dois países se juntam em projectos em países terceiros.

Com o valor de 25 mil euros, o prémio destina-se a acções de apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na captação de investimento estrangeiro, contribuindo deste modo para a melhoria do desempenho da Missão Diplomática premiada.

Ver comentários
Saber mais Jorge Torres Pereira diplomacia Portugal China embaixador prémio
Mais lidas
Outras Notícias