Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ataques ao aeroporto de Istambul provocam 36 mortos(act)

Foram registadas, ao fim do dia de terça-feira, duas explosões no aeroporto Ataturk, na capital da Turquia. As últimas informações apontam para 36 mortos e pelo menos 88 feridos.

11. Turquia – 479,3 toneladas – O país liderado por Recep Tayyip Erdoğan conta com quase 480 toneladas de ouro nas suas reservas. Todas estas barras do metal precioso estão avaliadas em 17,2 mil milhões de dólares.
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Negócios jng@negocios.pt 28 de Junho de 2016 às 20:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

São 36 as vítimas mortais e há pelo menos 147 feridos. É este o saldo mais recente avançado pelas autoridades turcas e divulgados pelas agências de notícias, após o triplo atentado suicida no aeroporto internacional de Ataturk, em Istambul.

O Ministério turco da Justiça, citado pela Reuters, contabilizava logo ao início da noite 10 mortes em virtude do atentado ao principal aeroporto do país esta terça-feira, 28 de Junho. No entanto, com o avançar da noite o número de vítimas contabilizadas foi aumentando.


Segundo a agência noticiosa inglesa, uma testemunha avançou à CNN Turk, subsidiária do canal de tv norte-americano na Turquia, que foram ouvidos disparos no parque de estacionamento do aeroporto, o maior daquele país. A cadeia de televisão, ainda citada pela Reuters, garantiu que uma fonte oficial turca terá confirmado que pelo menos uma explosão terá sido causada por um ataque suicida. Mais tarde viram-se filmagens com duas explosões quase em simultâneo, tendo sido posteriormente avançado que o ataque foi perpretado por três bombistas suicidas. 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também falou ao país, algumas horas depois deste ataque, tendo apelado a uma "luta conjunta" internacional. "Espero que o ataque ao aeroporto de Ataturk seja um ponto de viragem na luta comum em todo o planeta, com os países ocidentais a liderar, contra as organizações terroristas", referiu o chefe de Estado turco em comunicado divulgado à imprensa e citado pela Lusa.

 

Informações da televisão pública turca indicam que três kamikazes perpetraram o ataque cerca das 21:30 locais (20.30 em Lisboa), à entrada do terminal de saídas do aeroporto. Até ao momento, não há informação sobre a nacionalidade das vítimas, mas a televisão turca avançou que a maioria é turca.

 

O Ministério do Interior organizou um centro de crise, cancelou todos os voos e encerrou o aeroporto até às 08:00 de quarta-feira (07:00 em Lisboa). As autoridades impuseram um embargo aos órgãos de comunicação social sobre imagens relacionadas com os atentados.

 

O aeroporto Ataturk é o maior da Turquia e um dos mais movimentados do mundo. O ano passado 61 milhões de passageiros utilizaram as suas instalações.

 

A Turquia está em estado de alerta por ameaça terrorista e Istambul já este ano sofreu dois atentados suicidas atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico, que provocaram a morte a 15 pessoas. Em Ancara, dois atentados reivindicados pelo grupo armado "Falcões para a Liberdade do Curdistão" (TAK), próximo do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão, provocaram mais de 60 mortos.

Corriam já no final desta terça-feira, nas redes sociais, várias fotos alegadamente do ocorrido, em que se viam os táxis a serem utilizados para retirar feridos.

(notícia actualizada às 09:50 de quarta-feira)

 

Ver comentários
Saber mais Turquia terrorismo
Mais lidas
Outras Notícias