Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Guterres diz que solução para a Coreia do Norte "só pode ser política"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse esta quarta-feira que a unidade no Conselho de Segurança em relação à Coreia do Norte "é uma oportunidade", defendendo que a solução para a crise "só pode ser política".

António Guterres. O secretário-geral da ONU defende uma solução política para esta crise. “As consequências potenciais de uma acção militar são demasiado espantosas”, avisou. Condena os testes nucleares mas pede que seja evitada uma escalada de tensão na região.
Mohammed Salem
Lusa 13 de Setembro de 2017 às 20:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

"Uma acção militar pode causar devastação que levará várias gerações para recuperar", avisou o secretário-geral da ONU. O diplomata disse ainda que a Coreia do Norte "deve cumprir completamente com as suas obrigações internacionais".

 

Sobre os críticos que têm pedido uma postura mais interventiva do secretário-geral, António Guterres disse que tem feito o que está ao alcance do seu cargo. "Temos uma constituição, que é a Carta [das Nações Unidas]. Estou a fazer tudo o que posso dentro dos limites da Carta, com a mais ampla interpretação da Carta que posso fazer sem a violar. O momento em que violar a Carta, toda a minha capacidade para actuar ficará comprometida", explicou Guterres.

 

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na segunda-feira, por unanimidade, um novo conjunto de sanções contra a Coreia do Norte, proposto pelos EUA, interditando as exportações têxteis e reduzindo o seu abastecimento em petróleo e gás.

Ver comentários
Saber mais Coreia do Norte secretário-geral da ONU António Guterres Nações Unidas Conselho de Segurança da ONU EUA política
Mais lidas
Outras Notícias