Mundo Inflação na Turquia sobe para 24,5%. Governo prepara medidas para travar aumento

Inflação na Turquia sobe para 24,5%. Governo prepara medidas para travar aumento

Os preços na Turquia estão a subir ao ritmo mais acelerado em 15 anos , o que já levou o ministro das Finanças a anunciar que serão tomadas medidas para travar a inflação.
Inflação na Turquia sobe para 24,5%. Governo prepara medidas para travar aumento
Rita Faria 03 de outubro de 2018 às 10:21

O crescimento dos preços está a acelerar na Turquia e a motivar novos apelos para uma acção mais determinada por parte do banco central para travar a subida da inflação.

De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 3 de Outubro, a taxa de inflação na Turquia subiu para 24,5% em Setembro, o nível mais elevado desde Junho de 2003, e muito acima das estimativas que apontavam para 21,1%.

Em relação ao mês anterior, o índice de preços no consumidor subiu 6,3%, o aumento mais pronunciado em mais de 17 anos.

Estes números já levaram o ministro das Finanças, Berat Albayrak, a anunciar esta quarta-feira que serão tomadas medidas para combater o aumento dos preços, sendo que as discussões arrancam já amanhã.

No entanto, considerando que o presidente turco Erdogan não é favorável à subida dos juros, e que o banco central já foi obrigado a aumentar a taxa directora, no mês passado, para o nível mais alto em quase 20 anos, a autoridade monetária poderá ter pouca margem de manobra para actuar.

As dúvidas sobre a capacidade do banco central de travar a subida dos preços e estimular o crescimento económico foram precisamente um dos factores que contribuiu para a forte desvalorização da lira face ao dólar e a turbulência que penalizou a Turquia nos últimos meses.

A lira, que atingiu um mínimo histórico face ao dólar, em Agosto, está a desvalorizar 1,6%, acumulando uma descida de mais de 40% desde o início do ano.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI