pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Venezuela vai mudar fuso horário para poupar energia eléctrica

O Presidente da Venezuela anunciou que vai mudar, em Maio, o fuso horário legal, para contribuir com as medidas de poupança de energia eléctrica, num país afectado por uma seca provocada pelo fenómeno meteorológico "El Niño".

Nicolas Maduro
Nicolas Maduro Jorge Silva/Reuters
15 de Abril de 2016 às 01:15

"Vou modificar o fuso horário da Venezuela a partir de 1 de Maio, para fortalecer a poupança eléctrica do país. Esta será uma medida que explicarei nos próximos dias", disse Nicolás Maduro (na foto) esta quinta-feira, 14 de Abril.

O chefe de Estado da Venezuela falava no palácio presidencial de Miraflores, numa alocução que foi transmitida ao país em simultâneo e de forma obrigatória pelas rádios e televisões venezuelanas, durante a qual sublinhou tratar-se de "uma medida simples que dará uma poupança importante".

"Estamos em tempo de alterações climáticas e nós temos que adaptar-nos, em revolução, para que as mudanças afectem o menos possível a qualidade de vida e a felicidade do nosso povo. Estamos a enfrentar este fenómeno da seca, que é quase uma tragédia ambiental", disse.

Em Dezembro 2007, o então Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atrasou 30 minutos a hora legal local, para evitar que as crianças tivessem que sair ainda de noite para as aulas.

Desde então, a Venezuela passou a estar a menos quatro horas e 30 minutos do Meridiano de Greenwich.

Fontes não oficiais dão conta que a Venezuela poderá voltar ao horário antigo, passando novamente a estar a menos de quatro horas de Greenwich.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio