BCE mantém taxas de juro inalteradas
O Banco Central Europeu (BCE) voltou a deixar a taxa de juro de referência inalterada. Actualmente em 0,05%, este é o mínimo histórico que os responsáveis do Conselho do banco central decidiram manter, na reunião de política monetária concluída esta quinta-feira, 16 de Julho. Também as restantes taxas de referência ficaram inalteradas.
PUB
A taxa de depósitos cobrada pela instituição monetária da Zona Euro voltou a ficar em -0,2%, ao passo que a taxa de cedência de liquidez manteve-se em 0,3%. Estas são as primeiras conclusões de mais uma reunião de política monetária do BCE. Às 13h30 desta quinta-feira, Mario Draghi irá apresentar-se em conferência de imprensa, para apresentar os principais tópicos que dominaram o encontro, bem como outras decisões que possam ter sido tomadas.
PUB
Em cima da mesa estava a possibilidade de a instituição liderada por Mario Draghi aumentar a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla anglo-saxónica) aos bancos gregos, actualmente me cerca de 89 mil milhões de euros. Contudo, a agência Bloomberg avançou já esta quinta-feira que o limite máximo irá manter-se.
PUB
Algo que, a concretizar-se, vai contra a expectativa dos analistas. Estes defendiam que, caso o Parlamento grego aprovasse as medidas negociadas pelo Governo com os credores - algo que se veio a verificar -, o BCE iria aumentar a liquidez à banca, de modo a permitir que os levantamentos diários de 60 euros pudessem continuar. Desta forma, a única certeza é que as instituições financeiras helénicas irão manter-se encerradas.
PUB
(Notícia actualizada às 12h55, com mais informação)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda