Banco Central da China sinaliza mais estímulos
O governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan, procurou reforçar a confiança dos investidores, esta sexta-feira, indicando que poderá aumentar os estímulos à economia. A China tem ainda "algum espaço para políticas monetárias" e "diversos instrumentos políticos para responder a possíveis riscos", disse o governador, citado pela Bloomberg.
PUB
"Tendo em conta a actual situação da economia chinesa e global, as nossas políticas monetárias são agora prudentes e relativamente acomodatícias", disse Zhou, no âmbito da reunião do G20, em que as maiores economias do mundo discutem as perspectivas de crescimento. "Temos que monitorizar de perto os desenvolvimentos e realizar os ajustes adequados", assegurou.
"Ainda temos algum espaço e muitos instrumentos para enfrentar possíveis riscos", afirmou o governador, indicando que irá actuar caso seja necessário. "O ritmo irá variar, mas as reformas são para continuar e a direcção não mudou", assegurou Zhou, citado pelo The Guardian.
PUB
O governador procurou ainda afastar a especulação em torno de novas desvalorizações do yuan e indicou que as reservas de moedas estrangeiras serão mantidas em níveis "adequados".
Após estes sinais de novos estímulos, as bolsas da China subiram, recuperando das fortes quedas da sessão anterior. O Shangai Composite Index subiu 0,98% para 2.767,210. O índice CSI 300, que reúne as 300 maiores cotadas em Xangai e Schenzen, ganhou 1%.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda