Greenspan: Taxas de juro negativas são "contra produtivas"
As taxas de juro negativas são contra produtivas. Quem o diz é Alan Greenspan, em entrevista à Bloomberg, salientando que estas deturpam o comportamento dos investidores.
PUB
"O grande argumento sobre [os efeitos prejudiciais das] taxas de juro excessivamente baixas por um período de tempo muito longo é que deturpam o padrão de investimento", defende Alan Greenspan. E as taxas de juro são negativas? "Não diria que são perigosas, mas são claramente contra produtivas", atira o antigo presidente da Fed.
E experiência em crises tem o antecessor de Ben Bernanke à frente do maior banco central de mundo. Foi durante o mandato de Alan Greenspan que os países emergentes atravessaram a crise de 1997 e 1998 e rebentou a bolha das "dotcom" em 2000.
PUB
Numa altura em que a economia mundial ainda fraqueja, o antigo responsável da Fed não está optimista. Na entrevista publicada pela Bloomberg esta terça-feira, 1 de Março, Alan Greenspan é taxativo: "Basicamente, estamos em problemas porque a produtividade está parada". "O investimento em capital real está muito abaixo da média. Porquê? Porque os empresários estão muito incertos quanto ao futuro", conclui.
Saber mais sobre...
Saber mais Alan Greenspan taxas de juro negativas taxas de juro Reserva Federal dos EUA política monetária economiaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda