PSP ganha moeda de 2 euros
A comemoração dos 150 anos da Segurança Pública em Portugal levou o Governo a autorizar a cunhagem de uma moeda corrente de dois euros para celebrar as origens da Polícia de Segurança Pública.
A emissão comemorativa da moeda, a ser produzida Imprensa Nacional Casa da Moeda, vem formalizada esta terça-feira, 21 de Fevereiro, em Diário da República.
PUB
Está prevista a cunhagem de moedas com acabamento normal e especial até ao limite de 1,04 milhões de euros. Entre as moedas de acabamento especial, podem ser produzidas até 10 mil moedas do tipo "brilhantes não circuladas" e 10 mil "do tipo provas numismáticas".
A face nacional da moeda terá a inscrição "150 Anos da Segurança Pública" – alusiva à criação, em Julho de 1867, do Corpo de Polícia Civil, precursor da PSP – e terá representações dos cidadãos (silhuetas masculina e feminina) e de casario, que simboliza o país e as cidades onde a polícia desenvolve a sua actividade.
O desenho, da autoria de José de Guimarães, é encimado pelo emblema da PSP e as expressões "Direitos", "Liberdades" e "Garantias", rodeado pelas 12 estrelas que representam a União Europeia.
PUB
Além da moeda comemorativa da PSP, a INCM vai produzir a moeda "150 Anos do Nascimento de Raul Brandão", com limites semelhantes e igual número de moedas de acabamento especial.
Saber mais sobre...
Saber mais Segurança Pública Portugal Polícia de Segurança Pública Diário da República PSP José de Guimarães União Europeia política segurançaMais lidas
O Negócios recomenda