Política Monetária Draghi almoça com Marcelo e Costa antes do Conselho de Estado

Draghi almoça com Marcelo e Costa antes do Conselho de Estado

O governador do Banco de Portugal - que não intervirá na reunião à tarde - também vai estar presente no almoço, noticia a TSF. Desde Novembro, esta será pelo menos a quarta reunião de Draghi com entidades nacionais.
Draghi almoça com Marcelo e Costa antes do Conselho de Estado
Reuters
Negócios 05 de abril de 2016 às 12:41

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, vai encontrar-se informalmente na próxima quinta-feira com o Presidente da República, o primeiro-ministro e o governador do Banco de Portugal, horas antes da reunião do Conselho de Estado.

A notícia é avançada pela TSF, que refere que o encontro (ao almoço) acontece a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, naquela que será uma oportunidade para discutirem com Draghi, além da situação económica na Zona Euro, também a situação do sistema financeiro em Portugal. Uma discussão em que Carlos Costa terá a oportunidade de participar, uma vez que à tarde, na reunião do Conselho de Estado, não deverá intervir.

A vinda de Draghi a Portugal – a convite do Presidente da República, no que será um acto inédito em Conselhos de Estado – ocorre a poucos dias de terminar o prazo para que BPI resolva a situação de exposição a Angola (dependente de acordo entre o La Caixa e a Santoro de Isabel dos Santos e sem o qual se arrisca a multas do BCE).

E dias depois de o Banco de Portugal ter anunciado que o processo de venda do Novo Banco corre em duas vias paralelas – sendo possível a venda directa a investidores estratégicos ou em mercado com recurso a um ou mais investidores de referência, – e de Marcelo ter respaldado a estratégia do Governo Costa para o sector financeiro.

Como o Negócios noticia esta terça-feira, o Presidente da República reuniu na semana passada com Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, à margem da sua agenda oficial.

Draghi tem Portugal no seu radar pelo menos desde Novembro – quando se encontrou com o antigo titular das Finanças, Vítor Gaspar – recebendo depois, no final do ano, o actual ministro das Finanças Mário Centeno e o primeiro-ministro António Costa.

Na quinta-feira, fará a intervenção no Conselho de Estado. Será o quarto encontro com portugueses - sem contar com o seu vice-presidente, Vítor Constâncio - em menos de cinco meses.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI