Caso Sócrates e atrito com Belém aproximam PSD do PS nas sondagens
No mês em que foi lida a decisão instrutória da operação Marquês – confirmando que o ex-líder socialista se deixou corromper no cargo de primeiro-ministro – e em que António Costa abriu uma contenda constitucional com Marcelo por causa da aprovação de novos apoios sociais no Parlamento, o PS perdeu 1,5 pontos nas sondagens, caindo para 38,2%.
PUB
Por outro lado, o estudo da Aximage, noticiado pela TSF esta segunda-feira, 3 de maio, mostra que o PSD recuperou 2,5 pontos e recolhe agora 26,1%. Apesar de a diferença entre os dois maiores partidos ser ainda de 12 pontos, a soma das intenções de voto nos quatro partidos da direita – que acrescentam quatro pontos à pontuação conjunta obtida nas últimas legislativas – volta a ser superior à dos socialistas.
PUB
A subida do Bloco de Esquerda (9,2%) e a descida do Chega (7,2%) levam o partido liderado por Catarina Martins a destacar-se na posição de terceira força política. Com oscilações mais pequenas seguem-se CDU (5,7%) e Iniciativa Liberal (4,9%), com este último partido a conseguir este mês ficar mesmo em terceiro lugar no círculo eleitoral do Porto.
PUB
Os resultados desta sondagem, cujo trabalho de campo terminou a 25 de abril, evidenciam ainda a tendência de quebra por parte do PAN (2,7%), depois de confirmado o abandono do líder André Silva, e que o Livre (0,8%) consegue recolher o dobro das intenções de voto do CDS-PP (0,4%), com o partido chefiado por Francisco Rodrigues dos Santos a praticamente desaparecer do mapa eleitoral português.
Saber mais sobre...
Saber mais política sondagem Aximage PS José Sócrates António Costa PSD Marcelo Rebelo de Sousa Parlamento BE Chega Livre CDS IL CDU PANO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda